Yasuke: Quem foi o samurai negro que inspirou o anime da Netflix

Yasuke é uma série de anime original nipo-americana vagamente baseada na figura histórica de mesmo nome, um guerreiro africano que serviu sob o daimyo japonês Oda Nobunaga, conhecido como o “Grande Unificador” do Japão durante o período histórico chamado Sengoku de conflito samurai no Japão do século 16.

Em 1579, Yasuke chegou ao Japão a serviço de missionários jesuítas italianos. Segundo a Histoire Ecclesiastique Des Isles Et Royaumes Du Japon, escrito por François Solier da Sociedade de Jesus em 1627, Yasuke era um muçulmano nascido em Moçambique.  Solier escreveu sobre Yasuke muitos anos depois dos acontecimentos, logo a história pode ser baseada em suposições, visto que não há sobreviventes ou outras referências comprovadas que possam sustentar as afirmações.

Por isso, embora não haja nenhuma evidência, também é possível que ele tenha vindo de Portugal, Angola ou Etiópia, assim como poderia também ter sido originalmente um africano mercenário a serviço de um indiano soberano, visto que existiam muitos por estes tempos.

Yasuke: Quem foi o samurai negro que inspirou o anime da Netflix
Imagem Internet

É provável que Yasuke falasse a língua japonesa de forma aceitável, talvez devido aos esforços de seu superior para garantir que os seus missionários se adaptassem melhor à cultura local, pois Oda gostava de falar com Yasuke (não há nenhuma indicação de que Oda falasse português e é improvável que Yasuke tenha sido capaz de comunicar em chinês clássico, a língua franca oriental da época).

Ele parece ter-se tornado muito próximo, e foi, talvez, o único “guerreiro” não japonês que Oda tinha na sua comitiva, o que poderia explicar o seu rápido crescimento em estatuto e classe social. Terá assim sido por esta altura, que segundo fontes, Yasuke ter-se-á tornado Samurai.

O primeiro samurai estrangeiro, segundo a lista de samurais no Japão nascidos no exterior, Yasuke também foi mencionado no protótipo de Shinchōkōki propriedade Son Keikaku Bunko (尊経閣文庫), os arquivos do Clã Maeda. De acordo com o acima mencionado, foi concedida uma residência própria a Yasuke, assim como o cerimonial da katana por Oda Nobunaga. Oda atribui-lhe também direito e dever de porte de arma.

A série de anime Netflix tem uma nova abordagem ao contar a história de Yasuke – que combina elementos históricos com componentes fantásticos. Há uma abundância de robôs gigantes, bestas mágicas e sequências de luta sobrenaturais envolvendo poderes sobrenaturais. Mas também há cenas inspiradas em eventos registrados sobre a vida do samurai africano.

Nobunaga estava no templo Honnõ-ji quando foi emboscado por seu general Akechi Mitsuhide. Isso viria a ser conhecido como o Incidente Honnō-ji, no qual Nobunaga morreu no templo Honnō-ji em 21 de junho, ele realizou o seppuku. Lockley disse que Akechi e seus soldados estavam indo para o mesmo campo de batalha, mas se virou e atacou Nobunaga em um ato de traição. 

No anime essa cena é retratada quando Yasuke  testemunhou a queda das forças de Nobunaga na batalha no Templo Honnō-ji contra o exército do General das Trevas , que serve ao demoníaco senhor da guerra Yami no Daimyō. Com a morte de Nobunaga e a derrota de suas forças, Yami no Daimyō assume o controle total da terra.

Vinte anos depois, Yasuke tenta colocar seu passado histórico como um ronin lendárioconhecido como o “Samurai Negro” por trás dele e se aposenta como um barqueiro recluso chamado Yassan em uma vila remota. Ele encontra uma cantora em um bar local chamado Ichika e mais tarde concorda em levar ela e sua filha Saki, uma garota doente com misteriosos poderes mágicos, ao norte para ver um médico especial para ajudar com a condição de Saki.

Depois de um ataque de mercenários que estão atrás de Ichika e Saki, Yasuke tem a tarefa de proteger Saki enquanto se reconcilia com seu passado, lidando com aspirantes a conquistadores do Japão e enfrentando elementos sobrenaturais sombrios enquanto Yasuke e Saki se encontram no meio de uma luta contra as forças de Yami no Daimyō.

Para mais conteúdos, fique ligado em: UMNOOB, TWITTER, FACEBOOK e INSTAGRAM.

Redação

https://umnoob.com.br

Apaixonados por tecnologia, café e as tendências da cultura geek. Notícias, séries, animes, HQs e games relacionados a esse universo você encontra aqui!

Você pode gostar disso :)